3 de Novembro, 2020

Prazer, sou o Pai Ronie de Ogum

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

í Ògún la ọ̀nà fún mi àti kí Èṣù sì rìn pẹ̀lu mi o

Que Ogum abra caminhos para mim e que Exú caminhe comigo

Como costumo dizer aos filhos da Fortaleza, todos escolhemos nosso caminho antes de nascer, ori escolhe como será nossa vida, o que faremos e também que orixá irá nos conduzir nessa vida, assim fui escolhido para ser filho do ferro, do orixá da tecnologia, da guerra para alguns, mas prefiro dizer que Ogum é vida, é movimento contínuo, é conquista de espaços, um orixá que busca acima de tudo estabilidade, nos mais variados sentidos e força dessa palavra. Ogum é mudança, é inovação, e está sempre em nossa frente, cuidando e nos protegendo das adversidades da vida.

Ser filho de Ogum é saber que se carrega a força do guerreiro, que não precisa de uma guerra para buscar a sua luta, não precisa de um inimigo para saber onde lutar, pois Ogum é a própria vontade de sempre seguir em frente, de vencer e buscar sempre a vitória para os que com ele estão.

E em uma foto muito se poderia dizer, eu e Ogum, filho e o pai, ou apenas um, pois não se pode separar um do outro. Quando nascemos para o orixá não somos o próprio orixá, mas somos parte de sua representação, somos parte de sua essência sempre, pois somos seus filhos, mas também somos parte deles, pois nosso corpo é do orixá.

E em 15 anos de Ogum Adioko acredito que a principal mudança na vida seja perceber que ao nascermos para o orixá morremos para o mundo pois nosso mundo, nossa vida passa a ser o culto ao orixá, que nos orienta, nos guia e nos conduz por caminhos nem sempre fáceis, mas com certeza os melhores caminhos que podemos desejar conhecer, pois viver para o orixá é viver em plena sintonia com a natureza que habita dentro e fora de nós. E somente quem conhece essa natureza sabe nos mostrar o que é melhor.

Eu sou Pai Ronie de Ogum, Ronie de Ogum Adioko, de forma nenhuma sou o próprio orixá, como já foi dito que me sentia, mas sem dúvida sou uma representação de Ogum, cuido dele, devo culto a ele e represento Ogum, da mesma forma que todos os iniciados representam seus orixás, assim respeitar cada ser humano é respeitar o orixá que habita ali, eu cuido de Ogum e ele me cuida.

Que o orixá Ogum assim como cuida de mim, me orienta e me conduz sem dúvida pelos melhores caminhos que poderia pensar, que ele conduza todos que na força de Ogum acreditam, trilhando sempre caminhos de muita paz, de harmonia, de crescimento e também de vitórias sempre, e em especial que Ogum Adioko esteja sempre na frente guiando juntamente com Oya Tofã a Fortaleza para que todos os seus filhos estejam sempre nos melhores caminhos dessa vida.