Preparo da talha para Iroko

O dia 2 de março de 2018, foi a data de preparo para a talha nova de Iroko, substituindo a sua talha que estava desde 2017, como todas as demais obrigações realizadas no terreiro é necessário antes de se servir deve ser prepará-la, tudo de acordo com o rito da Fortaleza Ilê Orixá.

O orixá Iroko é o orixá ligado ao Tempo, a ancestralidade e também as raízes do axé, a sustentação da casa, mas não adianta querer ter ou ainda cultuar Iroko como quiser. Iroko escolhe sua morada, escolhe sua árvore, e assim não existe seu culto onde não existe respeito pela natureza, pela ancestralidade e pelos mais velhos.

A talha foi preparada por Pai Alexandre de Oya Tofã e por Pai Ronie de Ogum Adioko, e após ter sido preparada em momento adequado foi colocada novamente aos pés de Iroko.

Fonte imagem: Internet

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 771 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar