31 de Outubro, 2014

Respeito na chamada aos Orixás

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Ao iniciar um ritual de batuque todos os pais e mães de santo (Babalorixás e Ialorixá), após saudar o Orixá Bará, saúdam os demais Orixás, na frente do quarto de santo. Alguns de joelhos, outros de pé, mas todos com certeza com muito respeito e amor no coração, pois é isso que se espera de um religioso.

Esta etapa do ritual religioso tem por objetivo agradecer aos Orixás donos do terreiro e pedir que a obrigação que se segue seja concluída com êxito, alegria, prosperidade e saúde a todos.

O pleno êxito da obrigação é uma consequência de tudo que foi realizado anteriormente, é apenas o fechamento de uma etapa iniciada anteriormente.

O momento em que o Babalorixá ou a Yalorixá chama seus Orixás para receber a festa (xirê), é um de muita emoção, é um momento de recordar de lembrar do que foi feito. Momento de receber energias, de se renovar. Renovar a fé e a certeza que os Orixás nos acompanham sempre, em todos os momento.

Nesta obrigação o chamado aos Orixás foi realizado por Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, que além de agradecer por todas as alegrias recebidas durante este ano, pediram que esta alegria seja estendida a todos os que frequentam o axé Ilê Orixá.