Serão do peixe e confirmação

Foi realizado no dia 24 de outubro o serão do peixe e logo após a confirmação da obrigação por Pai Ronie de Ogum Adioko. Este serão e confirmação do axé é rito de sequencia da obrigação aos orixás realizada por Pai Ronie aos seus orixás e orixás de filhos.

O peixe é uma obrigação realizada que representa fartura, crescimento, e prosperidade, sendo sempre realizada após corte de 4 pé sobre os orixás, sendo sacralizado um peixe para cada orixá. Os peixes após a sacralização são oferecidos aos filhos do axé e o excedente é servido durante o toque de terminação.

A confirmação é o rito que confirma todo o axé realizado onde são cortadas a metade de todas as aves cortadas durante a obrigação aos orixás assentados e/ou que desceram para o chão, é um rito que fecha o serão da obrigação.

Esta é a última data de serão referente a obrigação do mês de outubro deste ano, ficando faltando apenas o toque de terminação e levantação desta obrigação ao qual torna esta obrigação conclusa, que o axé da obrigação seja de muitas conquistas para todos que de algum forma auxiliaram durante alguma das diversas etapas do rito.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar