Sopão na Vila Rica

A comunidade Ilê Orixá se mobilizou no último dia 26/07 para servir um sopão aos desabrigados da enchente na Vila Rica, na cidade de Gravataí. Foram servidas 225 pessoas, que encontram-se temporariamente na Escola Estadual Olenca.

Grande parte das pessoas que foram afetadas pela enchente são moradores que frequentam o Ilê em outras atividades sociais, tendo desta forma nós do Ilê Orixá, responsabilidade por estas pessoas, que fazem parte da comunidade que forma este egbè.

A Vila Rica, faz divisa com o bairro Novo Mundo, e foi uma das regiões mais afetadas pela enchente dos últimos dias, com centenas de moradores tendo perdido todas as suas coisas, muitas vezes construídas ao longo de toda uma vida, com dificuldades e trabalho. Segundo alguns moradores em 30 anos nunca ocorreu uma enchente como esta.

A religião deve sempre ser utilizada para ajudar e para fazer o bem, religião e trabalho social de verdade fazem parte dos pilares que orientam esta casa. Uma Casa de Axé, não basta dizer que ajuda e que faz o bem aos que batem na sua porta, é necessário de fato fazer, todos nós de religião podemos auxiliar a construir juntos uma sociedade mais justa, e com menos desigualdades sociais, isso é responsabilidade de todos. Felizmente existe muitas pessoas auxiliando esta população que carece.

Para o preparo do sopão, foram cortados os legumes na noite anterior, para no dia seguinte serem cozidos juntamente com a carne, possibilitando uma refeição nutritiva a todos.

 

Pai Ronie e Pai Alexandre agradecem:

– a todos os filhos do axé que auxiliaram na organização do sopão e ao seu preparo, que todos os Orixás tragam muita fartura a todos que estavam presentes;

– aos que auxiliaram com doações de pães e alimentos;

– e em especial a Hortifruti Irmãos Borge’s que fez a doação de um grande número de legumes que foram servidos no sopão, que seja para trazer saúde, alimentos e progresso na sua trajetória;

– e a todos os demais que também pensam a religião como forma de ajudar a construir uma sociedade melhor.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar