Toda semana é dia do milho

O milho é um dos alimentos mais produzidos no mundo, e está presente em todos os lugares onde se faz culto ao orixá, modificando a sua forma de preparo se consegue servir uma gama imensa de axés diferentes, que servem de alimento para o homem e também para o sagrado.

Escolher milho é uma rotina em toda casa de axé, pois ele está presente em diversos axés que são realizados dentro do terreiro, em diversos ritos que somente os iniciados compartilham, o milho é um dos axés de sustentação de toda casa, grande ou pequena.

Na Fortaleza Ilê Orixá, o consumo de milho é grande frente a quantidade grande também de axés que se são realizados todas as semanas, por isso é necessário sempre fazer a escolha do milho, já que não são servidos grãos quebrados, e mesmo na compra de milho de boa qualidade sempre existe algum descarte a ser realizado, e ter o milho já escolhido facilita.

Assim, toda semana é dia de axé, toda semana é dia de milho, e tantos outros alimentos que são servidos aos orixás, pois aqui o axé nunca para, está sempre em movimento.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 771 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar