Xirê fechado ao orixá Oxalá

O Ilê Orixá realizou no último dia 12 de junho de 2020, as 20 horas, pequena homenagem ao orixá Oxalá. O xirê foi realizado somente com parte dos filhos do axé, e com medidas restritivas, de acordo com o momento atual em que estamos vivenciando.

Oxalá, também chamado Obatalá e Orixalá (Orisa-nla), é a divindade criadora, incumbida pelo Ser Supremo de criar a terra sólida, povoá-la e modelar a forma física do homem, sendo por isso, freqüentemente descrito como o representante de Olodumare na terra. Oxalá possui outros nomes descritivos de sua natureza e caráter: Obatala, contração de Oba-ti-o-nla, o rei que é grande ou Oba-ti-ala, o rei em vestes brancas. (RIBEIRO, p. 65, 1996)

Um momento de trazer a paz e tranquilidade, que somente os orixás do branco conseguem, que podem deixar, com harmonia, calma e tranquilidade na vida de cada um, para assim poderem todos enfrentarem as adversidades da vida cotidiana.

Fonte: RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma Africana no Brasil: os iorubás. São Paulo: Editora Oduduwa, 1996.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 771 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar