Troca da água das quartinhas para receber o ano de 2018

O ano religioso no Ilê Orixá tem como última atividade a troca da água de todas as quartinhas do axé, momento de pensar em tudo o que fizemos durante o ano e também de planejar o  ano. No ano de 2017 a renovação da água das quartinhas iniciou no dia 29/12 e culminou na noite do dia 31/12, quando a água das quartinhas do Ilê foram renovadas, juntamente com a dos filhos que não vieram antes e deixaram para fazer durante esta noite. Durante a troca das águas renovamos nosso compromisso com o sagrado, com nosso orixá e  com nossos ancestrais, e com o axé renovado podemos iniciar o novo ano, com um novo ciclo de oportunidades, de harmonia e principalmente de axé. Realizar a troca da água das quartinhas é também responsabilidade e saber que viver a religião é para todos os dias.

Trocar a água de nossas quartinhas não é somente uma mera formalização, mas também é compromisso e responsabilidade. Axé se renova todos os dias, podendo ser potencializado ou não. A água também representa vida, sendo assim renovamos nosso compromisso com a vida a cada água que se renova.

Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum agradecem a todos os filhos que estiveram durante a troca da água das quartinhas para receber o ano de 2018.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 574 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar