Xirê á Orixá Ossanha no Ilê Orixá Iberê
No dia 06 de junho de 2020, foi realizado um xirê em homenagem ao orixá Ossanha, no Ilê Orixá Iberê de Mãe Adriana de Iansa Lomi, em Sapucaia do Sul.
´´Ossain é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. A sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor do àse, imprescindível até mesmo aos próprios deuses.“
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás. Deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador, Corrupio / São Paulo, Circulo do livro.
Após o termino do tambor, foi servido a todos os presentes o axé de ossanha, além do mesmo axé que foi servido no quarto de santo. Todos puderam degustar de um axé que servimos a Ossanha quando solicitado,conforme consulta de Ifá.
Na noite também ficou marcada pelo inicio da trajetória religiosa de Mariana de Xapanã como mais uma filha de santo de mãe Adrina de Iansã Lomi. O Ilê Orixá Iberê agradece a presença de todos e toda a ajuda que foi disponibilizada pelos irmãos. Que os ventos de Lomi e todos os orixás presentes estendam o axé para cada uma das suas famílias aumentando o axé de cada um com saúde, alegrias, sucesso e força.