14 anos de Ogum Adioko

“Ògún olónà olà”

(Ogum é o dono do caminho da prosperidade).

Há exatamente 14 anos foi realizado o assentamento do orixá Ogum Adioko, detentor de meu ori, orixá que sempre me acompanhou desde o nascimento, e sempre estará junto, pois o orixá está sempre ao nosso lado, em todos os momentos.

Há 14 anos atrás o início de tudo, a dúvida do que viria pela frente, mas certeza da fé inabalável em Ogum Adioko, que mesmo quando muitos duvidaram ele sempre mostrou a sua força, e sempre guiando com a certeza que seu escudo e sua espada estariam sempre na frente de qualquer batalha.

14 anos, tempo suficiente para construir juntamente com Oya Tofã uma fortaleza, de fé, de força, uma fortaleza que somente quem está dentro pode sentir, pois para sentir o que é, é primeiro necessário viver.

Nesta data de comemoração, nada a pedir, nada a reclamar, apenas agradecer por tudo que já foi vivido e também agradecer por tudo mais que será vivido, por todas as vitórias e conquistas. Ter Ogum ao lado é saber que somos sempre vencedores, pois Ogum não conhece a derrota. Agradecer também por todos os problemas, pois é com eles que nos tornamos mais fortes e buscamos forças que as vezes não conhecemos.

Adioko nesses 14 anos mostrou o que muitas vezes os olhos não conseguem ver, pois se no início apenas paredes simples de madeira não permitiam que o seu axé fosse sentido por alguns, hoje os olhos externos conseguem ver, o que sempre existiu, a fé, o respeito e certeza que se estava no caminho certo.

Ser filho de Ogum é ter o privilégio de saber que fomos forjados para seguir sempre em frente, para nunca parar em qualquer obstáculo, pois com as dificuldades e adversidades é que Ogum cria mais força para continuar a sua sede de vitória e de conquistas, pois Ogum sempre quer mais, quer ir além.

Ogum é a força que possibilita o desenvolvimento da humanidade, é a força que derruba as adversidades e cria os caminhos necessários para cuidar de todos que estão com ele, é o pai zeloso que sabe ser rígido quando necessário e fraterno aos que ao seu lado estão. Adupè a todos que de alguma forma fazem parte dessa história!

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 621 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar