Construção de Orikis

“A palavra Oriki, é formada por duas palavras, Ori = Cabeça e KI = Louvar / saudar. Então Oriki significa, saudar ou louvar a algo que estamos nos referindo. Sendo as palavras portadoras de força e asè, dá-se aos orikis o poder de invocarem por si próprios a força vital”.

Na tarde de sábado, dia 5 de setembro, após a entrega dos certificados das atividades realizadas ao longo do ano de 2019, parte dos filhos da Fortaleza Ilê Orixá se uniram para realizarem a construção dos orikis das crianças que foram batizadas no ano de 2019.

Para isso, parte da família se dividiu em grupos de trabalho e cada grupo ficou responsável pela construção do oriki das crianças: Renata da Silva Pereira, Vitória Gabrielle da Silva Pereira, Ana Clara Barcelos Fonseca, Isabella Barcelos Machado e Pietro ribas de Oliveira.

Que o oriki construído para cada uma das crianças seja para trazer equilíbrio, saúde, crescimento, alegrias e crescimento de vida a cada dia mais, destacando sempre as melhores coisas da vida para cada um. Axé!

Fonte: SALAMI, Siriku. ORIKI (INVOCAÇÃO). Disponível por https://ocandomble.com/2011/04/19/oriki-invocacao/

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 839 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar