Fortaleza Ilê Orixá faz entrega de tabuleiro

Desde o ano de 2011, ano após ano, a Fortaleza Ilê Orixá se reúne para entregar tabuleiro de encerramento de ano nas águas que correm no sítio Ilê Ifè, local sagrado e reservado para a comunidade do axé, um local preservado de mata virgem onde a natureza pura nos remete a energia dos orixás.

É nas terras do sítio que o Ilê Orixá iniciou, a 8 anos atrás. É neste mesmo local que ano após ano se retorna para agradecer ao ano que se viveu, a todas as conquistas e alegrias vividas dentro do axé. E é na entrega do tabuleiro que se renovam forças, que se renova o nosso axé, e somente os que estão presentes no momento da entrega do tabuleiro é que podem descrever a energia que se vive, a energia que se sente, e que somente os iniciados podem compreender.

E é sempre importante lembrar aos iniciados do axé que o tabuleiro é um rito que complementa e faz parte do axé, e desta forma cabe a todos os filhos de casa aberta realizarem este rito, que nos abençoa, nos protege e também nos acalma, pois são as águas que permitem que o axé floresça, que cresça e que se expanda de acordo com a vontade dos orixás.

Neste ano além do tabuleiro do Ilê Orixá, na mesma data também foi entregue o tabuleiro do Ilê Orixá Iansã e Xangô, de Mãe Cátia de Iansã Sessú, de Capão da Canoa, o tabuleiro do Ilê Orixá Iemanjá Boci e Xangô Agodô de Mãe Alessandra de Iemanjá Oloci, de Sapucaia, o tabuleiro do Ilê Orixá Iberê, de Mãe Adriana de Iansã Lomi de Sapucaia.

Além da entrega de tabuleiro, na mesma ocasião Pai Alexandre e Pai Ronie entregaram axés para os orixás Ogum, Oya e Odé, além de centenas de sementes que foram levadas para serem entregues na mata, por Vanize de Odé. Na ocasião ainda forma plantadas algumas ervas e foi plantada muda de mangueira por Cristiano de Odé.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya desejam que o axé presente no Sítio Ilè Ifè protejam todos os filhos e amigos que juntos fazem com que a família Ilê Orixá seja esta Fortaleza de fé, de alegrias, de prosperidade, de paz e harmonia, que faz com que todos se sintam a cada dia melhor, pois a Fortaleza somos nós todos.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 784 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar