Fortaleza Ilê Orixá inaugura a Casa do Axé
Fotos: Pai Ronie de Ogum
O dia 18 de outubro deste ano marca a inauguração de mais um espaço para ser integrado na Fortaleza Ilê Orixá, a nova Casa do Axé. A Casa do Axé vai abrigar além um quarto, que se soma as demais da casa, mais dois banheiros, cozinha, lavanderia, despensa e uma sala de apoio, além de churrasqueira ampla. Agora com este novo espaço facilita ainda mais a organização do axé, diminuindo ainda mais as atividades a serem realizadas e também criando um espaço a cada dia mais adequado ao axé.
A história da casa do axé se mistura com a história do Ilê Orixá, quando foi adquirido o terreno anexado ao lado do salão dos orixás, no ano de 2014, haviam duas casas velhas em madeira, uma na frente e outra nos fundos. Na casa dos fundos e da frente haviam moradores que locavam o espaço para o antigo proprietário, logo ao ser adquirida a propriedade, e ser anexada ao Ilê Orixá, a casa do lado ficou vazia, e ai nasceu a expressão Casa do Axé.
A fim de não deixar o espaço sem utilização se reservou este espaço para montagem de axés, para auxiliar e na troca dos axés dos Barás, em pouco tempo a casa dos fundos também saíram os inquilinos, e como axé não tinha interesse em manter a locação, a Casa do Axé passou para a casa dos fundos, e então a casa da frente foi demolida.
A Garagem, que está anexa a construção principal, é onde antes havia a casa da frente, e no último espaço da Casa do Axé, hoje fica a nova construção toda em alvenaria com condições de acesso na parte superior também desse espaço.
Para a identificação do espaços foram confeccionadas por Jorge de Ibeji placas em madeira, de forma artesanal, que identificam os espaços principais organização, tornando o ambiente ainda mais receptivo e organizado.
A Casa do Axé agora é de todos do axé, é de todos da Fortaleza, axé sempre em movimento para movimentar a vida de cada um que está sob o axé de Ogum e Oya, axé para crescer, para dar frutos e viver sempre de forma plena no aye.