Hoje é o Dia da África

O dia 25 de maio é a data comemorativa ao Dia da África, data estabelecida no dia 25 de maio de 1963, na Etiópia, data de fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), na ocasião 30 dos 32 países que formam o continente propuseram uma unidade, tendo como pauta principal a diminuição da colonialidade no continente.

E em 25 de maio de 1972 a data foi então proposta pelas Nações Unidas para celebrar em todo o mundo, com a finalidade de fazer com que pensem e reflitam sobre o continente africano, mantendo a sua autonomia e propondo ações de reflexão para melhora da vida das populações.

Nós todos que cultuamos orixás possuímos responsabilidades em preservar essa cultura africana, a memória dos seus povos, não adianta se dizer que se cultua uma religião de matriz africana se falta respeito com a cultura, com a sua população, que essa data seja então para refletir, pensar e ver o que cada um pode fazer.

Imagem disponível por: http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/dia-da-africa-e-50-anos-da-uniao-africana-ainda-pensam-no-eldorado-africano-onde-cada-um-vai-buscar-seu-pedaco-diz-historiador Acesso em 25 mai 2020

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 771 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar