Ilê Orixá faz plantio de akoko
No dia 20 de abril deste ano Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum plantaram uma muda de akoko no Ilê Orixá, deixando o solo mais sagrado para o culto aos orixás, já que o akoko é uma planta africana utilizada em diversos ritos.
Já existiram duas outras tentativas de fazer o plantio anteriormente, que não foram bem sucedidas devido a planta não estar enraizada e a dificuldade de adaptação do clima, neste ano uma nova muda foi adquirida, no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, no dia 14 de fevereiro, e tendo sido plantada no dia 20 de abril.
O akoko, é uma árvore sagrado, está ligada a ritos de saúde e prosperidade e a sua presença no Ilê Orixá vem reforças a busca por novas sementes e plantas sagradas de nossa religião. O Ilê Orixá já conta com diversas outras plantas e ervas que são utilizadas no dia a dia do Ilê, possibilitando a cada dia um novo aprendizado.
Não existe religião sem folha, sem erva, pois um dos pilares de nossa religião é a relação com a natureza, a relação com as folhas, e o akoko é uma folha de extrema importância, sendo ligada a prosperidade devido a sua facilidade de multiplicação. É importante lembrar que segundo alguns mitos não se pode utilizar machado ou utensílios cortantes para ferir seu tronco.
Que o axé das folhas esteja cada vez mais presente no Ilê Orixá possibilitando cada vez mais saúde a todos os que buscam e precisam axé de saúde nas folhas de Ossanha.