Ilê Orixá faz plantio de akoko

No dia 20 de abril deste ano Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum plantaram uma muda de akoko no Ilê Orixá, deixando o solo mais sagrado para o culto aos orixás, já que o akoko é uma planta africana utilizada em diversos ritos.

Já existiram duas outras tentativas de fazer o plantio anteriormente, que não foram bem sucedidas devido a planta não estar enraizada e a dificuldade de adaptação do clima, neste ano uma nova muda foi adquirida, no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, no dia 14 de fevereiro, e tendo sido plantada no dia 20 de abril.

O akoko, é uma árvore sagrado, está ligada a ritos de saúde e prosperidade e a sua presença no Ilê Orixá vem reforças a busca por novas sementes e plantas sagradas de nossa religião. O Ilê Orixá já conta com diversas outras plantas e ervas que são utilizadas no dia a dia do Ilê, possibilitando a cada dia um novo aprendizado.

Não existe religião sem folha, sem erva, pois um dos pilares de nossa religião é a relação com a natureza, a relação com as folhas, e o akoko é uma folha de extrema importância, sendo ligada a prosperidade devido a sua facilidade de multiplicação. É importante lembrar que segundo alguns mitos não se pode utilizar machado ou utensílios cortantes para ferir seu tronco.

Que o axé das folhas esteja cada vez mais presente no Ilê Orixá possibilitando cada vez mais saúde a todos os que buscam e precisam axé de saúde nas folhas de Ossanha.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar