Muda de dendezeiro

O Ilê Orixá, em continuidade no resgate de plantas sagradas utilizadas nos ritos realizou o plantio novamente de mudas de dendezeiro no solo do Ilê Orixá.

As mudas foram adquiridas no Estado da Bahia, na cidade de Porto Seguro, no seu Centro Histórico, em um local abençoado por suas belezas naturais e cheio de mistérios, no dia 26 de janeiro deste ano.

Gentilmente cuidadas por uma senhora simples da região, Dona Marli, que faz o cultivo de suas mudas e carinhosamente faz questão de dizer como cada planta deve ser cuidada.

As mudas de dendê são a fonte para a produção do seu óleo, utilizado nos ritos afro-religiosos, e suas folhas utilizadas pelo orixá Ogum, que dança enrolado nelas desfiadas.

O seu plantio em lugar definitivo ocorreu no dia 2 de março a muda localizada nos fundos do terreno e a outra muda em 15 de março, que fica localizada ao lado lateral do Ilê Orixá.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar