Obrigação aos orixás no Ilê Orixá

Pai Ronie de Ogum realizou no dia 3 de outubro corte aos seus orixás Bará Lodê e Ogum Avagã, na ocasião também foram realizados os assentamentos dos orixás de Bará e Ogum Avagã aos seus filhos Cátia de Iansã Sessú, Mãe Adriana de Iansã Lomi e Mãe Alessandra de Iemanjá Oloci.

Na mesma data também cumpriram preceitos de assentamento de orixás os filhos de Pai Ronie de Ogum, Janaína de Oya, que realizou o assentamento de seus orixás Bará Lanã, Ogum Onira, Oya, e Ossanha. Marcelo de Xangô, que realizou o assentamento de seus orixás, Bará Lanã, Ogum, Oya, Xangô, Obá, Ossanha e Xapanã.

Ainda na mesma data, os filhos abaixo cumpriram preceitos aos orixás:

NOME ORIXÁ OBRIGAÇÃO  DATA FILHO DE
Carolina Iemanjá Mieró 03/10 Pai Ronie de Ogum
Ivone Iemanjá Bori de 4 pé 03/10 Pai Ronie de Ogum
Ana  Orumilaia Ebi 03/10 Pai Ronie de Ogum
Mãe Bruna Iemanjá Ebi 03/10 Pai Ronie de Ogum
Josi Iemanjá Ebi 03/10 Mãe Bruna de Iemanjá

A obrigação teve sua levantação no dia 06/10, data em que os orixás que foram assentados foram para a prateleira. Os orixás de rua, ficam no Ilê aguardando a data de ida para a cada dos respectivos filhos que estão inaugurando seus axés este ano.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar