Orò Ọ̀sẹ́ – ritos de renovação do tempo ou limpeza para receber ano

Fotos: Pai Ronie de Ogum

Ocorreu no sábado, dia 19 de dezembro a tradicional limpeza de fim de ano ou rito de renovação do tempo na Fortaleza Ilê Orixá, limpeza essa que reuniu quase 150 pessoas que passaram pelo axé, entre filhos, amigos e crianças, devido ao atual período que estamos vivendo em meio a pandemia foram tomadas medidas de segurança na entrada e também na saída de todos os que estiveram presentes, preservando dessa forma a saúde de todos, e não impossibilitando que a limpeza ocorresse.

Para o Prof. BàBá Hendrix Silveira (2014)

“A limpeza de final de ano é um rito sagrado importantíssimo para nós, pois nos purifica, redime algumas de nossas falhas no decorrer do ano para que entremos no próximo renovados e limpos, enfim purificados. Com a limpeza nos tornamos novas pessoas novamente (desculpem-me a redundância). Assim o nosso tempo é restituído. Entrar o novo ano sem ter feito essa limpeza é dar continuidade às falhas. Este rito é a garantia de que começaremos o novo ciclo anual purificados espiritualmente.”

E para a Fortaleza Ilê Orixá, que no ano de 2021 terá o orixá Ossanha como regente de entrada do ano, juntamente com o orixá Iansã, deixar nossas falhas e todas as mazelas do ano é de extrema importância pois como muito já se disse dentro do axé orixá não fica onde não está limpo, é preciso sempre renovar se desfazer de energias ruins que foram acumuladas, para assim poder experimentar o novo.

Que o ano de 2021 seja de muita saúde, crescimento sempre, de muitas novas oportunidades e axé para todos os filhos e amigos da casa, e que o tempo se renove com toda sua força para o novo se manifestar na vida de cada, para que as folhas curem todas as doenças e os ventos nos coloquem nos lugares que devemos estar. Um ótimo axé a todos.

Fonte:

SILVEIRA, Hendrix. Orò Ọ̀sẹ́ – Ritos de renovação do tempo (parte 1). Disponível por https://oxalaoia.blogspot.com/2014/12/oro-ose-ritos-de-renovacao-do-tempo.html, 2014.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 944 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar