Oya Tofã comemora seus 12 anos
Oya alágbára inú aféfé”
(Oyá é a poderosa que vive no vento).
Nesta data, a 12 anos atrás Pai Alexandre de Oya, foi apresentado a sua mãe Oya Tofã, orixá responsável por seu ori, pela sua vida, pelo seu destino e também por tudo mais. Em 12 anos muito mudou na vida de Pai Alexandre, e grande parte desta mudança foi a partir de Oya Tofã, que nos últimos 8 anos está em sua casa no Ilê Orixá, onde orienta dezenas de amigos e filhos de seu axé, ajudando cada um a se desenvolver e crescer.
Oya é o vento que move o ar que respiramos, é o vento que limpa, que alivia, que trás calmaria, é quem também pode trazer a tempestade para mudar o que deve ser modificado, nunca para gerar a discórdia, mas para que tudo fique sempre no lugar, e para que todos fiquem sempre unidos. Quando a mudança é necessária, o vento cria novas oportunidades para que a vida continue plena de oportunidades, novos desafios e objetivos. O vento pode trazer a cura, pode trazer a paz, levar a doença embora e também gerar uma nova ordem, para acabar com o caos.
Oya é um orixá sempre preocupado com a a união de todos, da família, dos amigos, da comunidade em geral, pois para ela o mais importante é sempre buscar a solução dos conflitos, buscar. Oya é uma mãe que sempre atenta a seus filhos busca sempre o melhor para cada um, mas também sempre pronta para repreender quando o filho faz algo de errado, porque ensinar não é passar a mão em todos os erros. Seja com ventos leves como uma brisa ou fortes como uma tempestade ninguém é da mesma forma depois que conhece Oya, depois que é apresentado para Tofã.
Assim, podemos entender Oya como um orixá de transformação, do movimento que nunca para, pois a vida também nunca para. A vida, como Oya é sempre movimento, como é o vento, que refresca, que cria novas oportunidades, mostra o que as vezes não vemos, e nos faz sempre ser sentido.
Que venham muitas novas datas para comemorar o dia de Oya Tofã, que pode ser o vento, pode ser uma tempestade, mas nunca deixa ser uma mãe, nunca deixará de ser um orixá, que cuida, que zela, que ampara.