Pai Alexandre corta para Exú Alupagema e Avagã Jaré

Exú está ligado a todas as energias do universo. É o mensageiro de todos os orixás, por isso deve ser o primeiro orixá a ser agradado antes de qualquer outro, ele é quem faz a ligação entre o mundo dos orixás e o mundo humano. Também é chamado de Elegbará, o Senhor da Vida. É ligado ao sexo, fertilidade e aos prazeres. (VERGER, 1997, p.39)

Foi realizado no dia de março de 2021, por Pai Alexandre de Oya o corte aos seus orixás Bará Lodê Alupagema e Ogum Avagã Jaré, na mesma ocasião também que cortou aos orixás Lodê e Avagã de Mãe Fabiana e também assentou esses orixás para alguns de seus filhos, fortalecendo ainda mais o seu axé e da casa.

Com esta obrigação Pai Alexandre de Oya Tofã dá início aos ritos da obrigação de Oya Tofã e de seus filhos, já que as obrigações aos demais orixás são iniciadas após a obrigação aos orixás de rua, que cuidam e zelam por todos do axé.

FONTE

VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás, deuses iorubas na África e novo mundo. Salvador:
Corrupio, 1997.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 944 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar