Placa de identificação no Sítio Ilê Ifé

O dia 11 de dezembro, data de realização do batuque de fechamento do ano de 2021, foi colocada uma placa indicativa, com o nome “Fortaleza Ilê Orixá – Sítio Ilê Ifé”, placa que foi talhada por Jorge de Ibeji, e que a partir de agora indica o local sede do sítio do axé, em Morungava.

O sítio, que inicialmente foi adquirido para ser sede do axé anualmente recebe obrigações que fazem o fechamento do ano ritualístico do axé, concluindo ciclos onde se iniciou o axé, o que leva sempre a repensar e ver que sempre voltamos ao nosso início.

O local coberto de mata nativa e açude, além de água corrente permite o encontro do homem com o sagrado, possibilitando uma completa sintonia do verde das folhas, com as águas, pássaros e demais animais silvestres que estão presentes no local preservado.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1119 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar