Quarto de santo – 13 anos de Ogum Adioko

Fotos: Natanael / Kayode

O quarto de santo estava em festa para a comemoração dos 13 anos de Ogum Adioko, que ocorreu no dia 27 de outubro, é costume a decoração e organização do espaço ser realizada por Pai Ronie, sempre na noite anterior, deixando para o dia apenas alguns detalhes necessários ou pequenos ajustes.

Ao decorar o espaço estamos realizando a decoração do espaço mais sagrado do Ilê, pois é onde ficam nossos orixás e demais obrigações não ficando apenas os orixás Lodê e Avagã, que ficam a parte na frente do Ilê.

Em destaque sempre no centro uma gamela com frutas, que representa a origem do axé recebido de Xangô Aloxé, bacia religiosa de Pai Alexandre e de Pai Ronie, e na entrada do quarto de santo folhas de palmeiras, representam o mariwo (folhas de palmeiras desfiadas), que na África são utilizados como vestimenta para Ogum.

Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã, desejam que todo o axé presente seja para levar o melhor possível para todos os que necessitam do carinho, conforto e força dos orixás.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 543 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar