Quarto de santo – 13 anos de Ogum Adioko

Fotos: Natanael / Kayode

O quarto de santo estava em festa para a comemoração dos 13 anos de Ogum Adioko, que ocorreu no dia 27 de outubro, é costume a decoração e organização do espaço ser realizada por Pai Ronie, sempre na noite anterior, deixando para o dia apenas alguns detalhes necessários ou pequenos ajustes.

Ao decorar o espaço estamos realizando a decoração do espaço mais sagrado do Ilê, pois é onde ficam nossos orixás e demais obrigações não ficando apenas os orixás Lodê e Avagã, que ficam a parte na frente do Ilê.

Em destaque sempre no centro uma gamela com frutas, que representa a origem do axé recebido de Xangô Aloxé, bacia religiosa de Pai Alexandre e de Pai Ronie, e na entrada do quarto de santo folhas de palmeiras, representam o mariwo (folhas de palmeiras desfiadas), que na África são utilizados como vestimenta para Ogum.

Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã, desejam que todo o axé presente seja para levar o melhor possível para todos os que necessitam do carinho, conforto e força dos orixás.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 639 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar