Quarto de santo no toque em homenagem aos orixás Ogum, Oya e Odé

Texto: Pai Ronie de Ogum

Fotos: Alisson de Oxalá

Ao decorar o quarto de santo cada um coloca um pouco de sí, pois cada um procura sempre fazer o melhor. A decoração deste xirê foi realizada por Volnei de Ogum, Antonio de Oya e Vanize de Odé, que estavam comemorando mais um aniversário de seus orixás, em um xirê organizado por eles mesmo no Ilê Orixá.

Desde o ano de 2017, Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum disponibilizam para os filhos do axé que possuem orixás assentados a possibilidade de comemorarem o aniversário de seus orixás, desta forma criando um ambiente de aprendizagem, pois os filhos interessados são quem organiza todo o processo, criando maiores condições de no futuro organizarem suas casas se assim for interesse e vontade dos orixás.

Para este xirê os filhos disponibilizaram muitas frutas e doces para distribuírem durante a noite, levando o axé dos orixás para todos, e foram muitas pessoas da comunidade local que estiveram presentes.

 

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1012 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar