5 de Janeiro, 2020

Saída do tabuleiro do Ilê Orixá

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

No último dia 21 de dezembro, os filhos do axé Ilê Orixá reuniram-se na sua sede para saída do tabuleiro de encerramento do ano de 2019. Estiveram presentes além de Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, Mãr Cátia de Iansã, de Capão da Canoa, Mãe Adriana de Iansã de Sapucaia e Mãe Alessandra de Iansã de Sapucaia, que saíram para entrega de tabuleiro de agradecimento pelo ano de 2019, e de pedidos para o ano de 2020.

Após saírem do Ilê Orixá, se deslocaram, em diversos carros até o distrito de Morungava, na cidade de Gravataí, onde o Ilê Orixá possui um sítio plenamente dedicado ao axé, o Sítio Ilè Ifè, que no meio da mata nativa possui córregos com água corrente, que abriga também um lado artificial construído e utilizado para os ritos religiosos do axé.

A hora de saída do tabuleiro do axé é onde percebemos tudo o que fizemos durante o ano, hora de agradecer por tudo de refletir e também de lembrar de tudo que já se viveu dentro do axé, pois com um tabuleiro o axé iniciou. Somente quem sabe a história do axé entende.